Make your own free website on Tripod.com
| Home | Informações Gerais | Saúde | Reprodução | Filhotes | Alimentação | Gaiolas e acessórios | Meus Hamsters | Discurso de um hamster | Links favoritos | Criadores
Informações Gerais
Hamster Siberiano

 Um pouco da sua origem...

O Hamster Anão Russo Siberiano é originário do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Ele também é conhecido por Hamster Anão Russo Winter White ou Branco Invernal, assim chamado por sua tendência de se tornar branco durante os dias curtos de inverno. No Brasil o Hamster Anão Russo Siberiano (Phodopus sungorus) é errôneamente chamado de Hamster Chinês (Cricetulus griseus).

Características-

Cores: Wild (normal) , Safira ( cinza claro) e Pérola (branco com lista escura nas costas)
Tamanho: de 8 a 10 cm de comprimento.
Peso: 20 a 28 gramas.
Período de gestação: 18 a 21 dias.
Média de vida: 1,5 a 2 anos
Olhos: Ainda que eles tenham olhos muito grandes, eles não enxergam bem, mas a localização dos olhos, de cada lado da cabeça, dá a eles um  amplo raio de visão possibilitando assim que eles enxerguem quando os predadores estão se aproximando de qualquer direção.
Corpo: Hamsters têm o corpo robusto e extremamente flexível facilitando que eles se escondam nos lugares menores possíveis.
Pernas e pés: Eles têm pernas curtas mas fortes e as pernas dianteiras são mais fortes do que as traseiras e isso faz deles escaladores de primeira categoria.Eles têm quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas patas traseiras, as patas têm bastante pêlos.
Bochechas: Hamsters têm bolsas internas nas bochechas que servem para transportar e armazenar alimentos. Eles usam as patas dianteiras para esvaziar as bolsas e esconder os alimentos em lugar seguro. Essas bolsas podem se estender até um terço do tamanho do hamster.
Bigodes: Hamsters são bastante adaptados para a vida noturna e uma das mais importantes caracteríscas desses animais é o longo vibrissae ou bigode. Vibrissae não são achados somente na face, mas também nas laterias do corpo e servem para guiar o animal pelo tato.
Olfato: O que falta na visão do hamster é compensado pelo olfato, eles dependem do olfato para achar alimento, água, para prever perigo, identificar outros animais, encontrar seus ninhos e também para saber a hora da procriação. O olfato é tão importante para os hamsters que eles têm uma glândula de odor que produzem um fluído usado para criar atração sexual, demarcar territórios e como meio de reconhecer um ao outro.
Audição: Hamsters têm excelente audição, eles são capazes de escutar sons de variações ultrasônicas e mesmo os filhotinhos já usam essa capacidade para se comunicar uns com os outros sem serem ouvidos por seus predadores.


Dados científicos-
Ordem :   Rodentia
Família:   Cricetidae
Gênero:   Phodopus
Espécie:  Sungorus

Bella sempre atenta ao que acontece a sua volta.
bella5.jpg
Patas peludas, longo vibrissae , olhos grandes e brilhantes são características marcantes .
Lado interno da boca do hamster siberiano.
bochechas.jpg

Na foto  acima podemos ver os incisivos inferiores e superiores, as glândulas salivares nos cantos da boca,as bolsas internas da boca e no lado direito da boca notamos a presença de alimentos,as unhas são longas e afiadas e longos vibrissae.

Órgãos genitais masculino e feminino.
machofemea.jpg
O macho tem a parte traseira arredondada onde estão localizados os testículos e uma distância urogenital maior do que na fêmea. O sexo pode ser determinado na terceira semana de vida do animal. Os mamilos são evidentes nas fêmeas e a distância urogenital nas fêmeas é mais curta do que no macho.

patas.gif
Voltar